A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teve 2.089 matriculados para as 2.221 vagas oferecidas para este ano letivo. Isso corresponde a 95% de preenchimento, índice até então nunca atingido segundo o reitor, Paulo Afonso Burmann, que atribui o resultado à adesão da universidade ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Leia outras notícia de Educação
O vestibular teve a última edição na UFSM em 2014 e foi substituído pelo Sisu, seguindo uma tendência nas instituições federais de Ensino Superior. Dados preliminares mostram ainda que 24% dos alunos selecionados são de baixa renda e que 18% se declararam pretos ou pardos.
UFSM aprova criação do campus de Frederico Westphalen
Entre os alunos que ingressaram na UFSM neste ano, 88% são de municípios gaúchos. Além disso, 44% são santa-marienses. De Santa Catarina e do Paraná, são 65 matriculados. Outros 165 estudantes são de outros estados do país.
Reitor da UFSM apresenta obras no campus e relatório de gestão
O reitor considera que esses números são um demonstrativo de que o Ensino Médio da região e do Estado dá boas condições de competição com estudantes das demais regiões brasileiras. Burmann também interpreta os dados como uma confirmação de que a UFSM é uma universidade com abrangência nacional, mas com predominância regional.